24/03/2008

Agressão na sala de aula...

É do conhecimento de todos, a agressão ocorrida em plena sala de aula na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, que pode considerar-se uma situação lamentável e vergonhosa.
No entanto, talvez na divulgação das imagens desta situação haja um lado bom, aquele lado que leva tanto os alunos, como professores, e até mesmo os pais (encarregados de educação) a confrontarem-se com o estado do ensino público no nosso pais. Não basta que seja só o Governo a tomar as medidas para melhorar o ensino, mas é importante a colaboração de todos. O que se revê nesta situação é a falta de autoridade por parte dos professores.
É obvio que os pais também têm culpa, pois situações deste género são o reflexo da educação que cada um vai tendo ao longo da vida, mas mais que isso, é a desautorização do professor para castigar e punir um aluno. Um aluno pode ofender, maltratar psicologica e fisicamente o professor, e este se reage dando uns tabefes ou se responde ao aluno da mesma maneira, este de imediato está sujeito a processos disciplinares. Isto não pode ser, pois os valores estão invertidos. Sem castigo não há pedagogia que valha e não há ensino que presista. Sem autoridade nada funciona.
Considero que esta professora, tal como muitos outros professores, ao envolverem-se fisicamente com um aluno na disputa de um telemóvel ou de qualquer outro objecto, e continuar com o desenrolar dessa situação sem por um ponto final, sem tomar uma posição autoritária, não têm o perfil psicológico e pedagógico minimamente exigido para dar aulas, principalmente a adolescentes, pois são os jovens que apresentam mais problemas.
Penso que para uma boa imagem da escola, a aluna deveria ser transferida de estabelecimento, pois o que ficou mal visto em tudo isto foi o próprio nome da escola.
Este tipo de comportamentos são frequentes nas escolas e a forma agressiva como alguns alunos se dirigem aos professores tornou-se uma atitude banal e considero que muitos dos alunos só se envolvem em situações deste tipo para serem "os maiores" da escola e os melhores no grupo de amigos.
Caros alunos, professores e pais, vamos lá ajudar a mudar estas situações que tanto nos envorgonham a nós e ao nosso próprio país.

1 comentário:

Ricardo Luis disse...

Um texto com grande sentido crítico ao momento actual da educação, mas também um claro sinal de lucidez de quem está do lado das cadeiras, dos alunos... Continua a pensar assim...