14/02/2008

A avaliação dos professores

Um dos assuntos que tem levantado mais polémica ao longo destes tempos, é uma medida intruduzida pela Ministra da Educação: a avaliação dos professores.
Eu considero que esta é uma boa medida e não estou contra a devida avaliação dos professores, no entanto, não estou muito de acordo com o modo como ela irá ser aplicada.
É obvio que todos os professores não são perfeitos, pois também os há que são maus e penso que este mau desempenho da docência poderá ter advindo da respectiva formação que adquiriram na respectiva universidade e também devido ao sistema educativo que estava aplicado na época, que lhes permitiu ser professores.
Na minha opinião, penso que esta avaliação deveria ser realizada, no que se refere ao trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula: a aprendizagem, a pedagogia... Minimamente, esta situação vai ser aplicada, só que apenas a três aulas, em diferentes turmas, quando um professor ao longo de um ano lectivo lecciona mais de cem aulas!
Será que com a apreciação de apenas três aulas é possivel avaliar-se minimamente um professor? Consegue avaliar-se claro, mas com pouca precisão...
Assim, são muitas as criticas por parte de todos, principalmente por professores: ataques a toda a gente; e penso que tudo isto se verifica, porque, no fundo, o que se pretende é tentar fugir às avaliações. Porque é que os professores estão assim com tanto receio? Serão assim tao maus professores?
Os professores não querem é ser avaliados a sério. E as provas disto são as constantes críticas e nada de sugestões de como as avaliações deviam ser feitas.
Qualquer dia nós, alunos, começamos a seguir o exemplo de alguns professores e colocamos providências cautelares contra testes, exames, etc., tudo muito injusto para nós também.

1 comentário:

Ana Lúcia disse...

Concordo migo. São mesmo estas as magnificas decisões tomadas por quem dá a cara pelo ministério da Educação, presente na ilustre terra lusitana!
Mas se os professores se revoltam contra as TRÊS aulas (TRÊS) em que serão avaliados, então sinto orgulho em afirmar, uma e outra vez, que sou estudante, e que sou avaliada não uma, não três, não dez aulas, vinte, enfim, as que forem, mas sim durante todo o ano lectivo, desde a oralidade, até à escrita... Que mais irão inventar estes respeitáveis senhores? Esperemos (bem cautelosos) para ver...