17/03/2008

Um dia diferente e memorável...

Foi no passado Sábado, dia 15 de Março (Dia Mundial da Juventude e Celebração da Paixão do Senhor em Domingo de Ramos), que se realizou em Caíde de Rei, mais uma carminhada, desta vez com o lema: Sigamos o Rei!
Éramos mais de 200 jovens, oriundos de Caíde e Nespereira (Lousada), Avessadas, Braga, Aveiro, Guarda, Viana do Castelo e outros muitos de Alhadas, Esperança, Maiorca, Moinhos da Gândara e Santo Amaro, que são freguesias do concelho da Figueira da Foz.
Foram longos os preparativos prévios que se realizaram para que neste dia tudo corre-se pelo melhor. Foram tardes e noites bem passadas: a fazer ramos de oliveira, a ensaiar os cânticos, a recortar letras, a varrer, a colocar palmeiras, a estudar as tácticas de acção dos Sementinhas para o dia... Foram momentos de trabalho, mas sempre com a boa disposição presente, que nos levavam a trabalhar por gosto sem cansar e sem desanimar. Fica aqui um agradecimento pessoal aos Sementinhas que ajudaram na execução das várias tarefas, que longas horas perderam e que tanto se esforçaram, para que todo fosse feito, e para que no dia nada faltasse, e um agradecimento também para o Ricardo, ou Speaker como alguém lhe chama, que estava sempre por perto para supervisionar o nosso trabalho e ajudar no pouco que podia, pois ele ainda se encontra lesionado e sem forças para tudo. O que importa é que tudo foi feito, o que sem a ajuda de todos não seria possivel.
No entanto, havia uma outra grande preocupação: o tempo. Todos nós estávamos preocupados, porque as previsões meteorológicas não eram as melhores. Será que o S.Pedro nos iria pergar uma partida? Iria ele mandar vir chuva? Era esse o nosso grande medo, mas caso isso acontecesse, já havia um Plano B, para por em acção. E assim, por volta das 21h de sexta, acabou a longa semana de trabalho que tinhamos levado. Agora restava ir para casa recarregar energia, porque o grande dia já se aproximava.
Já era Sábado, o grande dia, e nessa noite anterior havia chovido com grande intensidade, e eu pedia ao S.Pedro, o nosso padroeiro, para que não nos desse um dia como a noite passada, pois com a chuva a cair, nada seria igual.
Por volta das 9h, o pessoal começou a concentrar-se junto da Igreja de S.Pedro, e nesse altura o tempo parecia querer melhorar. Eram limadas as últimas arestas, para que nada faltasse... Os jovens começaram a entrar para a Igreja e nós, os Sementinhas, iamos dando os últimos retoques nos cânticos, para que tudo saísse na perfeição. Entretanto, chegaram os jovens das diversas comunidades da Figueira da Foz, que ainda eram bastantes, mas que pareciam um pouco desanimados, pois na altura da sua chegada, a chuva começou a cair...
Pronto, teve que se passar à execução do plano B. Assim, a saudação inicial foi mais prolongada. Após as várias indicações do Ricardo (ou Speaker), que dizia que nós não iríamos carminhar, segue-se a intervenção do nosso Pároco, Padre Fernando Carvalho, que de imediato, negou as palavras do Ricardo, dizendo que nós iriamos carminhar sim, pois cada um tinha uma carminhada interior a fazer. A chuva continuava a cair. Assim, foi posto um pequeno filme sobre a Ordem, que ia sendo comentado pela D. Alice Montargil, uma grande carmelita, vinda de Alhadas (Figueira da Foz). Após a apresentação do filme, eram vários os jovens que diziam que já podiamos ir carminhar, porque já não chovia. O Ricardo falou e disse que durante os próximos 15min, tudo se iria decidir. A multidão reuniu e decidiu-se que iriamos carminhar! De imediato, todos ficaram mais contentes. Pusemos pés à estrada e lá fomos seguindo o nosso caminho, com a preocupação dos Sementinhas sempre presente em manter a segurança de todos os jovens, ao longos dos caminhos.
Após alguns quilómetros, haviamos chegado ao local da primeira pausa, bem lá no cimo de um monte, com uma bela vista sobre Caíde e não só... Momento de reflexão, orção e música, e claro, da famosa foto de grupo, que nunca pode faltar. Após tudo isto, voltamos a por pés ao caminho, que desta vez era muito curto, pois logo à frente era o local para o almoço. Uns foram-se espalhando pela rua, outros mais precavidos, juntaram-se na garagem da casa da Maria da Luz, com medo que a chuva pudesse cair a qualquer momento. Após o momento de almoço e reposição de energias, era hora de voltar a seguir caminho, mas de novo começou a chover, nada que nos metesse medo. Assim, juntamo-nos todos na garagem e rezamos uma dezena a Nossa Senhora, e assim parou de chover e logo aproveitamos para partir...
Lá fomos carminhando novamente, havendo sempre os Sementinhas por perto para manter a segurança.
Após subidas e descidas, planicies, túneis, cruzamentos e rotundas, havia chegado o tão aguardado momento de descanso, após a terrível Subida do Crasto. Esperava-nos então um belo relvado, mesmo propiciante a um bom momento de descanso. Aproveitando-se o momento, foi destribuido pelos vários grupos o conto da Mandinga, que foi lido e apreciado. Depois disso, foi lido o Evangelho de S.Mateus, que retratava a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, pelo Frei João e nesse momento foram erguidos os ramos de oliveira, que haviam sido entregues anteriormente, e que viriam a ser as lembranças desta carminhada.
Após este belo momento, o destino final já estava próximo, mais 15 minutos de caminho e já lá estávamos. Fomos carminhando em silêncio e eis chegado o destino final: novamente a Igreja de S.Pedro de Caíde de Rei.
Faltava pouco tempo para o inicio da eucaristía e entretanto juntámo-nos no interior da igreja, para realizarmos a pausa final, e onde foi entregue o cajado por parte de Caíde a Braga, local onde se irá realizar a próxima carminhada, e aproveitou-se também para serem dadas as últimas indicações para a eucaristia.
O grupo dos Sementinhas foi-se juntando no Auditório do Centro Social e Paroquial, para darem os últimos retoques nos cânticos da eucaristia.
Eram por volta das 17h e iniciava-se então a eucarístia, com a procissão de entrada embelezada por diversas palmeiras que ião nas mãos dos representantes dos vários grupos presentes na carminhada, que se apresentavam bastante contentes.
Deu-se a benção dos ramos de oliveira, a leitura da longa Narração da Paixão do Senhor e a escuta igualmente longa, da homilia do Frei João. Várias foram as alusões feitas ao lema da carminhada: Sigamos o Rei!, por parte do Frei, que despertava o interresse de toda a comunidade presente no Auditório. Durante a eucaristia, foram igualmente belos e bem interpretados todos os cânticos, nas vozes dos Sementinhas, que cantavam com grande força.
Quase no fim da eucaristia, foi entregue uma lembrança, uma bela cruz de prata, por parte do Movimento Carmo Jovem, mais precisamente pela Verónica, que se encontrava lesionada (de pé partido), à pessoa do Sr. Agostinho Martins, para posteriormente ser entregue ao Padre Fernando Carvalho, que não podera estar presente. A eucaristia já se encontrava no fim, quando a pedido do Frei João, todos os jovens estenderam as suas faixas ao longo do Auditório para serem pisadas por ele, tal como acontece nas missas dos universitários. E assim terminou a eucaristia e o belo dia de carminhada, de onde todos pareciam sair bastante satisfeitos e contentes. Foi um dia magnifico, que a muito deve ao S.Pedro que nos ajudou com o tempo, que a muito deve a nós, Grupo de Jovens "Sementinhas de Deus", e que a muito deve a todos... O nosso sincero agradecimento a todos, especialmente ao Frei João que tanto nos elogiou, e à D.Alice Montargil, que tão satisfeita ficou com tudo.

Uma Páscoa Feliz...

Sem comentários: